Página Inicial -> Dicas de uso consciente do plano de saúde
Quando você usa seu plano de saúde de forma consciente e responsável, está ajudando a manter o sistema de saúde funcionando bem e garantindo que você consiga pagar pelas mensalidades.
Ao evitar fazer consultas, exames ou tratamentos que não são realmente necessários, você ajuda a controlar os custos do seu plano. Isso significa que os gastos com clínicas, laboratórios e hospitais serão menores e as mensalidades não precisarão sofres reajustes tão elevados.
Dessa forma, ao cuidar bem do seu plano de saúde, você também cuida do seu bolso e pode aproveitar os benefícios por mais tempo.
Leia com atenção as dicas abaixo e ajude a cuidar da saúde do seu plano!
É fundamental ler atentamente as condições contratuais, coberturas, limites e restrições do seu plano de saúde.
Compreender as políticas e as regras ajudará você a utilizar o plano de forma adequada.
A carteirinha do plano é pessoal e intransferível. Quando uma pessoa se passa por outra para usar o plano de saúde, está cometendo crime. O mesmo vale para quem emprestou.
Não permita o uso indevido da sua carteirinha. Isso garante que os recursos do plano sejam utilizados exclusivamente por você.
Evite abusar dos serviços de saúde disponíveis no plano.
Faça uso consciente, procurando atendimento apenas quando necessário, para não sobrecarregar o sistema e contribuir para a sustentabilidade do plano.
O pronto-socorro deve ser reservado somente para casos de emergência real.
Para situações menos urgentes, considere utilizar o Pronto Atendimento Online.
Utilize a APS Digital para consultas de rotina e acompanhamento médico regular.
Isso ajudará na prevenção de doenças e reduzirá a necessidade de atendimentos emergenciais ou especializados.
Respeite as regras estabelecidas no contrato, incluindo os prazos de carência para realização de determinados procedimentos.
Evite recorrer à justiça em busca de liminares para realizar procedimentos durante o cumprimento de carências, pois isso pode resultar em prejuízos futuros.
Caso a liminar seja julgada improcedente, a operadora terá o direito de cobrar todos os valores gastos com esses procedimentos diretamente de você.
Nunca se automedique. Sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer uso de medicamentos.
Isso garantirá um cuidado adequado e evitará riscos à sua saúde.
Pesquisas na internet sobre problemas de saúde, sintomas e tratamentos podem levar a interpretações erradas e colocar a sua saúde em risco.
Confie no profissional de saúde para avaliar seus sintomas e prescrever o tratamento adequado.
Buscar várias opiniões médicas ou especialidades diferentes pode ter consequências negativas para a sua saúde e para o seu bolso.
Consultar vários médicos sem necessidade pode levar a diagnósticos conflitantes, tratamentos desnecessários e até mesmo atrasos no cuidado adequado.
Escolha um médico confiável e estabeleça uma relação de confiança com ele, buscando uma segunda opinião apenas quando for realmente necessário.
Ao consultar um médico, informe que o seu plano de saúde possui coparticipação, que é paga por você a cada exame ou procedimento.
Explique que exames e procedimentos devem ser solicitados somente quando realmente necessários, a fim de evitar gastos desnecessários.
Caso identifique qualquer suspeita de fraude ou abuso, como cobranças indevidas, duplicidade de procedimentos ou profissionais, denuncie ao plano de saúde.
Sua conscientização e participação ativa são essenciais para combater esse tipo de prática.
Antes de assinar guias de procedimentos médicos, verifique se todas as informações estão corretas e condizentes com o atendimento realizado.
Evite assinar guias em branco ou com informações incorretas, pois isso pode configurar fraude.